A poluição do ar é um problema controlável e evitável, mas que ainda é bastante negligenciado, impactando negativamente a saúde e o bem-estar da população. Estima- se que, a cada ano, cerca de 6,7 milhões de pessoas morrem em decorrência da poluição do ar, sendo esta a quarta maior causa de mortes precoces no planeta.
No Brasil, em 2019, mais de 61 mil pessoas morreram devido à má qualidade do ar. No país, devido à alta taxa de urbanização, há um grande potencial para reduzir as emissões do setor de transporte. Para isso, deve-se implementar políticas públicas que incentivem o transporte público, desincentivem os modos de transporte individuais motorizados, promovam combustíveis e tecnologias veiculares de baixo carbono e estimulem o transporte ativo (caminhada ou bicicleta). Essas ações melhoram a qualidade do ar, aumentam a segurança no trânsito, estimulam a prática de atividades físicas e ainda reduzem a emissão de gases de efeito estufa.
Este documento reúne experiências e recomendações de políticas de mobilidade urbana que salvam vidas pela melhoria do ar que respiramos. O objetivo é oferecer aos gestores públicos as evidências acerca dos impactos do transporte na saúde para comunicarem da melhor forma a implementação de políticas de transporte às vezes impopulares, mas muito necessárias para melhorar a saúde coletiva.
Recent Abstracts
Creating Safe Care: Supporting Pregnant and Parenting People Who Use Drugs
How the “Are We Drinking Ourselves Sick?” Communication Campaign Built Support for Policy…
Tobacco Control Case Study—Philippines
Psychosocial determinants of adherence to public health and social measures (PHSMs) in 18…
Beyond safety: the 2022 WHO abortion guidelines and the future of abortion safety…
Capabilities Statement
Measuring misclassification of Covid-19 as garbage codes: Results of investigating 1,365 deaths and…
A Comprehensive Approach to Improving Emergency Obstetric and Newborn Care in Kigoma, Tanzania
Improving Maternal and Reproductive Health in Kigoma, Tanzania: A 13-Year Initiative
Covitel – Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis…