Skip to content ↓
Publications

Impacto da Faixa Azul na Segurança Viária: Sinistros, velocidade e percepções de motociclistas em São Paulo

Read in English

Os sinistros de trânsito estão entre as principais causas de mortes e lesões em todo o mundo, resultando em cerca de 1,19 milhão de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Jovens de 5 a 29 anos são os mais afetados. A América Latina e o Brasil não são exceção e têm registrado um aumento acentuado nos sinistros envolvendo motociclistas nos últimos anos. Em busca de soluções para enfrentar esse cenário, a cidade de São Paulo, Brasil, implementou em 2022 um projeto-piloto chamado Faixa Azul — uma sinalização viária que define uma faixa dedicada para motociclistas entre as demais faixas de tráfego de veículos.

Apesar da rápida expansão da Faixa Azul em São Paulo, permanecia uma lacuna de evidências que mensurassem seus efeitos reais sobre a segurança viária. Para preencher essa lacuna, o estudo “Impacto da Faixa Azul na Segurança Viária: sinistros, velocidade e percepções de motociclistas em São Paulo” foi desenvolvido com métodos robustos de avaliação de impacto, combinando abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicam que é necessária cautela ao considerar a expansão da Faixa Azul, uma vez que as colisões fatais envolvendo motociclistas em cruzamentos podem dobrar em vias com essa sinalização. O estudo oferece evidências científicas sólidas sobre os efeitos da Faixa Azul e subsídios para futuras decisões de políticas públicas.

Este recurso é destinado a gestores públicos, pesquisadores, legisladores e parceiros da sociedade civil que atuam na redução do número de mortes e lesões no trânsito em todo o mundo.

Leia o resumo executivo aqui e o relatório completo aqui.