Skip to content ↓

São Paulo, Brazil

A Vital Strategies é uma organização global composta por especialistas e pesquisadores de vários campos do conhecimento que trabalham com governos e outras organizações para enfrentar alguns dos mais difíceis desafios mundiais para a saúde. Desenvolvemos e implementamos programas baseados em evidências, em mais de 70 países, focados em áreas críticas como controle do tabaco, prevenção de overdose, poluição do ar e envenenamento por chumbo, segurança no trânsito e obesidade. Nossa equipe é composta por colaboradores de mais de 37 nacionalidades, o que é fundamental para a nossa abordagem de criar parcerias locais com formuladores de políticas, administradores públicos e grupos da mídia e da sociedade civil, a fim de promover capacitação local e avançar no progresso de políticas de saúde pública.

O Brasil tem um papel central na América Latina, com um sistema de saúde que dá assistência gratuita a 200 milhões de cidadãos e que é um modelo para o mundo. Nos últimos anos, no entanto, o país encontra dificuldades para lidar com o crescimento vertiginoso das doenças crônicas não transmissíveis e de lesões e agravos, convivendo com mortes prematuras que poderiam ser evitadas a partir de medidas simples e eficazes. Frente a esse contexto, nossa equipe ajuda a desenvolver e implementar sólidas políticas de saúde pública, gerenciar programas de maneira eficiente, fortalecer sistemas de dados, conduzir pesquisas, elaborar campanhas estratégicas de comunicação para apoiar políticas e promover mudanças de comportamento.

Nossa missão

Criamos programas para melhorar a saúde pública ao redor do mundo. Oferecemos apoio a governos para lidar com as principais causas de doenças e mortes, como tabaco, doenças cardiovasculares, obesidade, poluição ambiental, especialmente em países de baixa e média renda.

Nossa Visão

Vislumbramos um mundo em que todos serão protegidos por um sólido sistema de saúde pública.”

VITAL STRATEGIES’ GLOBAL VISION

Nossa abordagem

Atuamos em 60 países para auxiliar governos na resolução de problemas urgentes de saúde e na construção de políticas de proteção duradouras. Nossa abordagem diferenciada propõe soluções para as demandas de saúde pública, com foco em resultados rápidos e em larga escala.

  • Inteligência em Saúde Pública: Fortalecemos a coleta e o uso de dados para guiar ações governamentais.
  • Comunicação Estratégica e Campanha: Desenvolvemos campanhas utilizando recursos de storytelling e pesquisa rigorosa, a fim de influenciar políticas e comportamentos.
  • Fortalecimento Institucional: Construímos competência governamental, especialmente para o desenvolvimento de políticas, análise regulatória e implementação de normas.

Lidamos com grandes problemas que afetam as vidas das pessoas em países e grandes cidades pelo mundo. Consultamos governos e a sociedade civil para colocar em prática medidas de proteção que provaram ser eficazes no salvamento de vidas, com potencial para salvar outros milhões mais.

Controle Do Tabaco

Trabalhamos internacionalmente para auxiliar a adoção das políticas desenvolvidas pelo plano MPOWER, da OMS. No Brasil, temos parcerias com organizações da sociedade civil para apoiar leis antitabaco e fortalecer outras políticas, especialmente no âmbito da publicidade direcionada aos jovens. Nossa atuação contínua resultará em milhões de ex-fumantes e suporte às políticas governamentais contra o uso do tabaco. 

Segurança No Trânsito

A Vital Strategies atua em 10 cidades na redução de fatalidades e lesões no trânsito por meio da Iniciativa Bloomberg para Segurança no Trânsito. O foco voltado ao pedestre da iniciativa – priorizar as pessoas, não os veículos – também apoia nossa visão de design urbano que promove a atividade física. As 10 cidades apresentaram avanços significativos em 2017: quatro delas lançaram seus primeiros planos abrangentes de segurança no trânsito e 12 campanhas de mídia de massa apoiaram esforços para mudanças de comportamentos de risco no trânsito, como excesso de velocidade e direção sob efeito do álcool. A Vital Strategies desempenha um papel crucial na coordenação dos múltiplos parceiros globais da iniciativa e ajuda a coordenar diferentes áreas do governo de forma a alinhar esforços nas áreas de infraestrutura, fiscalização, comunicação e vigilância.

Saúde Cardiovascular

Atuamos em 20 países para melhorar o registro civil e os sistemas de estatísticas vitais, auxiliando os governos na utilização de dados para promover políticas de prevenção de doenças. Uma ampla parceria com o Ministério da Saúde visa aperfeiçoar a forma como os profissionais de saúde registram os óbitos, melhorando a análise de dados existentes e garantindo que os jornalistas reportem os dados de saúde de maneira eficiente, em questões que vão desde o Zika vírus até os acidentes de trânsito. 

Parceria Para Cidades Saudáveis

As cidades são motores para a saúde global. Apoiamos Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo como parte de uma prestigiosa rede de 54 cidades globais comprometidas com o combate às doenças não transmissíveis, com medidas que vão desde tornar as cidades mais acessíveis ao transporte a pé ou de bicicleta, até a proibição de publicidade e propaganda de tabaco. 

Prevenção Da Obesidade

As cidades são motores para a saúde global. Apoiamos Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo como parte de uma prestigiosa rede de 54 cidades globais comprometidas com o combate às doenças não transmissíveis, com medidas que vão desde tornar as cidades mais acessíveis ao transporte a pé ou de bicicleta, até a proibição de publicidade e propaganda de tabaco. 

A obesidade é um dos problemas de saúde pública que mais cresce no mundo. No Brasil, trabalhamos com parceiros locais em campanhas para consolidar o apoio popular à rotulagem adequada dos alimentos e pelo fim da publicidade de produtos ultraprocessados direcionada a crianças.