Skip to content ↓

São Paulo, Brasil

Escolha o seu idioma
Português

Trabalhamos por um mundo onde todas as pessoas sejam protegidas por políticas e sistemas de saúde pública eficazes e equitativos.

A Vital Strategies é uma organização global de saúde. Trabalhamos com governos e a sociedade civil para conceber e implementar estratégias baseadas em evidências para enfrentar alguns dos maiores desafios mundiais de saúde pública. Buscamos soluções que podem ser escaladas rapidamente e melhorar a vida de milhões de pessoas.

O escritório da Vital Strategies no Brasil foi aberto oficialmente em 2017 com a atuação local de uma equipe para o enfrentamento das principais causas de doenças e mortes evitáveis. Desde o início da operação no país, já implementamos dezenas de projetos relacionados a temas como: controle do tabaco, dados para saúde, segurança no trânsito, políticas alimentares, saúde mental, prevenção de violência de gênero, saúde urbana e cidades saudáveis, saúde ambiental, registro civil e estatísticas vitais e, mais recentemente, resposta à pandemia de Covid-19.

Nossas abordagens e capacidades

  • Decisões Orientadas por Dados
  • Elaboração de Políticas Públicas de Saúde
  • Comunicação Estratégica e Advocacy
  • Implementação de Programas

Enfrentando a Covid-19

Ao longo da pandemia de Covid-19, a Vital Strategies estabeleceu parceria com mais de 50 países para fortalecer a capacidade de resposta à pandemia e promover um aprendizado além das fronteiras nacionais e dos limites municipais. Nosso escritório no Brasil trabalhou com a Frente Nacional de Prefeitos e com os consórcios de secretarias municipais e estaduais de saúde, o Conass e o Conasems, respectivamente, para auxiliar diversas cidades em suas respostas à pandemia. Ajudamos esses parceiros a desenvolver ferramentas como: o primeiro painel nacional de excesso de mortalidade; painel redes sociais e COVID-19, que usou o Facebook para monitorar comportamentos e sintomas autorrelatados; a primeira campanha nacional de conscientização sobre os riscos da pandemia; e uma plataforma de comunicação.

 

Também fornecemos apoio técnico a duas cidades e dois estados no Brasil no desenvolvimento de planos de alerta com base em dados e auxiliamos uma terceira cidade na vigilância do programa de vacinação. Com vistas a lançar luz sobre a magnitude das desigualdades raciais no Brasil, nossa equipe desenvolveu a plataforma Raça e Saúde Pública, que coleta dados sobre o excesso de mortalidade entre brancos e negros brasileiros, destacando a disparidade nos resultados relacionados a saúde e Covid-19.

 

  • A Vital Strategies foi mencionada em mais de mil matérias jornalísticas relacionadas à pandemia de COVID-19 que davam destaque a nossos estudos ou citavam nossos especialistas.

Dados para a saúde

Trabalhamos com governos para aperfeiçoar a saúde pública criando novas ferramentas para análise, utilização e comunicação de dados. Colaboramos com o Ministério da Saúde e com as cidades de Salvador, Natal e Belo Horizonte para aprimorar a qualidade dos dados sobre causas de morte entre estados e municípios. Contribuímos com a validação de um questionário usado durante a pandemia para detectar mortes que podem ter sido causadas pela Covid-19, com resultados que demostram que a autópsia verbal é um método confiável para rastrear rapidamente a mortalidade. Em Belo Horizonte, colaboramos com uma avaliação dos efeitos da Covid-19 em regiões de vulnerabilidade social, com o objetivo de orientar os esforços de vacinação e cuidados cardiovasculares. Por fim, auxiliamos a cidade de Goiânia no pareamento de bases de dados de saúde de modo a identificar casos de violência de gênero e informar políticas públicas.

Saúde Ambiental

A má qualidade do ar é responsável por mais de 60 mil mortes no Brasil a cada ano. Em 2021, a Vital Strategies Brasil estabeleceu parceria com a cidade de Belo Horizonte para ampliar a conscientização pública e o engajamento político em ações que visam melhorar a qualidade do ar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Uma vez que o setor de transportes é uma das principais fontes de poluição do ar, o projeto se concentra nos benefícios das políticas de mobilidade sustentável para a saúde pública.

Políticas públicas sobre alimentação

No Brasil, uma em cada três crianças é obesa ou tem sobrepeso em decorrência da adoção de dietas ricas em alimentos ultraprocessados, em detrimento das dietas tradicionais. Por isso, trabalhamos com parceiros locais para ajudá-los a desenvolver campanhas de comunicação estratégicas com vistas a atingir as metas das políticas públicas para uma alimentação saudável. Nosso trabalho encoraja: o aumento de impostos sobre bebidas açucaradas; a rotulagem adequada nas embalagens de alimentos; e a defesa do Guia Alimentar para a População Brasileira, que enfatiza a importância dos alimentos naturais e minimamente processados como base de uma alimentação saudável. Por exemplo, colaboramos com um consórcio de organizações para informar o público sobre os riscos à saúde oferecidos por alimentos ricos em sal, gordura e açúcar. A ação endossou a adoção de um modelo de rotulagem de alimentos – um padrão de rótulo de advertência na frente da embalagem, adotado em 2022.

  • Mais de 100 milhões de pessoas foram impactadas por campanhas de comunicação de massa – desenvolvidas com assistência técnica e recursos da Vital Strategies – em defesa de políticas públicas para uma alimentação mais saudável.

Saúde mental

Auxiliamos a cidade de Fortaleza no desenvolvimento de um Painel da Saúde Mental, que analisa indicadores de saúde mental da população da cidade, com foco em crianças e adolescentes. O painel embasa a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde com uma abordagem intersetorial que reúne as áreas de saúde, educação e assistência social, entre outras.

Parceria por Cidades Saudáveis

Oferecemos apoio às prefeituras de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo como parte de uma prestigiosa rede de 70 cidades ao redor do mundo que estão comprometidas com o combate às doenças crônicas não transmissíveis e lesões. Os projetos nessas três cidades visam objetivos como tornar as ruas mais seguras para caminhar ou andar de bicicleta e impor proibições à publicidade de tabaco.

Segurança viária

Por meio da Iniciativa da Fundação Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, atuamos nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador e Recife para reduzir mortes e lesões no trânsito e promover a mobilidade ativa e segura. A Vital Strategies coordena diversos parceiros locais e globais em associação com os governos municipais e oferece apoio para o aprimoramento de infraestrutura, vigilância de dados e fiscalização, além do desenvolvimento de comunicação estratégica para abordar comportamentos de risco no trânsito.

 

 Fortaleza alcançou uma redução de 47% nas mortes no trânsito entre 2014 e 2019, após nosso trabalho junto com a prefeitura.

– Ajudamos a desenvolver um plano de segurança viária para a cidade de São Paulo que norteará as ações da cidade até 2028.

Controle do tabaco

Em parceria com organizações da sociedade civil, endossamos as leis antitabagismo e o fortalecimento das políticas de controle do tabagismo no Brasil por meio de ações de comunicação. Com parceiros locais, apoiamos uma política pública que visa garantir que as agências reguladoras brasileiras tenham o poder de proibir o uso de aditivos e sabores em produtos de tabaco – uma tática usada para atrair jovens. Como resultado de nosso trabalho, milhões de pessoas deixarão de começar a consumir tabaco e serão incentivadas a parar de fumar e a apoiar políticas contra o tabaco.


Veja nossos conteúdos

Quer receber novidades sobre a Vital Strategies? Se inscreva aqui.

SAIBA MAIS SOBRE A VITAL STRATEGIES

Somos uma organização global de saúde pública e parceira de governos e organizações da sociedade civil ao redor do mundo.

ASSISTA NOSSO VÍDEO

Contatos

Rua São Bento, 470, Cj. 104 - Centro CEP: 01010-010 São Paulo – SP Brasil