Skip to content ↓
Press Room

Não existe um nível seguro de poluição do ar. As novas Diretrizes Globais de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde enfatizam como melhorar a qualidade do ar pode trazer benefícios substanciais para a saúde das pessoas em todos os lugares.”

Declaração de Sumi Mehta, Epidemiologista Sênior da Vital Strategies, sobre o lançamento das Diretrizes Globais de Qualidade do Ar da OMS.

22 de setembro de 2021— “Mais de 90%  da população mundial respira ar insalubre. A poluição do ar é responsável por cerca de 12% das mortes a cada ano, principalmente por doenças cardíacas e respiratórias crônicas, tornando-se o quarto principal fator de risco para a saúde global. As doenças e mortes relacionadas à poluição do ar não são igualmente distribuídas — mulheres, crianças e pessoas de baixa renda geralmente têm uma exposição  desproporcional à poluição e são particularmente vulneráveis devido às condições de saúde subjacentes ou ao acesso limitado a cuidados apropriados.

As novas Diretrizes de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde enfatizam que não existe um nível seguro de poluição do ar.

Se cada país alcançasse o novo, e mais rigoroso nível de PM2,5 (material particulado fino), que é o indicador mais utilizado para relacionar qualidade do ar à saúde, 80% das mais de 5 milhões de mortes globais anuais atribuídas a esse poluente nocivo poderiam ser evitadas.

Embora as novas metas sejam ambiciosas, os governos não devem se desencorajar. Mesmo melhorias incrementais na qualidade do ar terão benefícios significativos para a saúde em áreas com altos níveis de poluição, bem como em locais onde já foram feitos progressos.

A poluição do ar tem causado amplas consequências negativas sociais e para a saúde  que são ainda mais agravadas pela crise climática global. À medida que trabalhamos para alcançar essas novas metas, os resultados podem ser um ganha-ganha — melhorando a saúde e a qualidade do ar e reduzindo as emissões de carbono. A poluição do ar é uma emergência global e uma prioridade de saúde pública. Ações governamentais possibilitarão o progresso global.

As Diretrizes de Qualidade do Ar devem se tornar a base dos padrões de qualidade do ar de cada país.

Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com governos, formuladores de políticas e sociedade civil para construir apoio a políticas de ar limpo que protejam as pessoas em todo o mundo”.

Para saber mais sobre nosso trabalho em saúde ambiental, visite: https://www.vitalstrategies.org/programs/air-pollution-and-health/

Sobre as Diretrizes de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde

As Diretrizes Globais de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde fornecem recomendações sobre a qualidade do ar para os seis principais poluentes, estabelecendo padrões mais ambiciosos e rigorosos de qualidade do ar. As diretrizes revisadas foram informadas por uma revisão abrangente das novas evidências publicadas desde que a última versão foi lançada em 2005. As diretrizes atualizadas enfatizam que não há um nível seguro de poluição do ar.

Sobre o trabalho da Vital Strategies em Saúde Ambiental

A Divisão de Saúde Ambiental tem desempenhado um papel fundamental no trabalho de Vital, aproveitando as ferramentas da saúde pública para promover resultados em saúde e sustentabilidade as pessoas que vivem em um mundo cada vez mais urbanizado. Para saber mais, visite https://www.vitalstrategies.org/programs/air-pollution-and-health/ ou Twitter @VitalStrat

Sobre a Vital Strategies

Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que cada pessoa deve ser protegida por um forte sistema público de saúde. Trabalhamos com governos e sociedade civil em 73 países para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que enfrentem os problemas de saúde pública mais urgentes. Nosso objetivo é ver os governos adotarem intervenções promissoras em escala o mais rápido possível.